Passos para Implantação do Mapeamento do Fluxo de Valor

Passos para Implantação do Mapeamento do Fluxo de Valor

Passos para Implantação do Mapeamento do Fluxo de Valor

Qual o contexto deste treinamento?

A Aplicação do Conceito de Manufatura enxuta nas organizações permite um aumento na produtividade e na satisfação dos clientes. Uma particularidade relevante para um projeto e operação de um sistema de produção ser transformado em um sistema de manufatura Lean, de acordo com os princípios originais adotados pelo Sistema Toyota de Produção, é a padronização dos produtos e dos processos. Contudo, abordar a padronização sem definir alguns conceitos como: nível de repetição, nível de diversificação e nível de distinção do sistema de manufatura é prematuro e é necessária a revisão da aplicação dos modelos de sistema de produção.

O mapeamento do Fluxo de valor é um diagrama de todas as etapas envolvidas nos fluxo de materiais e informações, necessárias para atender as necessidades dos clientes.

É um elemento importante para analise dos processos como um todo, permitindo a identificação dos pontos a serem melhorados.

Por que fazer este treinamento?

  • Entender os conceitos, princípios e ferramentas utilizados na abordagem da Manufatura poderão oferecer as organizações um diferencial competitivo.
  • Identificar e analisar desperdícios dentro da linha de produção.

A quem se destina?

Supervisores, Coordenadores, lideres de média Gerencia, especialistas e operadores que tenham contato ou interação com a área produtiva.

O que será aprendido

  • Introdução ao conceito de Mapeamento do Fluxo de Valor;
  • Identificando e Analisando o Fluxo de Materiais e o Fluxo de Informações;
  • Mapeamento do Fluxo de Valor Futuro.

Caso tenha alguma dúvida sobre o curso, entre em contato!

Lições

  1. Aula 01 - Introdução ao VSM

  2. Aula 02 - Fluxo de Material e Informação

  3. Aula 03 - Mapeamento do Fluxo de Valor Futuro

Professores